30 julho 2013

Abertura do Blogue

Albufeira do Alto Rabagão / Vilarinho de Negrões - Montalegre.
Para mim sair de casa de máquina fotográfica às costas para uma caminhada, já é motivo de entusiasmo, então sair À Descoberta de um concelho no coração da região do Barroso foi uma sensação muito boa. O "projeto" já andava na minha cabeça há algum tempo, mas são tantas a belezas de Trás-os-Montes e Alto Douro para descobrir, que o tempo não chega para tudo.
Torre de menagem do castelo de Montalegre
O Blogue À Descoberta de Montalegre (todo o concelho) insere-se num projeto pessoal de descoberta, sobretudo pela fotografia, desta região chamada "Reino Maravilhoso". Iniciou-se há 9 anos no concelho de Miranda do Douro foi-se estendendo a outros concelhos, do distrito de Bragança, primeiro e agora alarga-se ao de Vila Real. O principal é descobrir e aprender sobre estes concelhos: conhecer os seus monumentos, a sua fauna e flora; saber dos seus costumes; descobrir a sua gastronomia; conhecer os seus escritores, músicos, bandas ou ranchos. O projeto nunca será concluído, pois sempre haverá infindáveis coisas para descobrir.
Os Blogues estão a cair em desuso nesta era do Facebook. No entanto, a escrita, nem sempre fácil nem rápida, obriga a uma descoberta mais aprofundada, deixando também um registo mais duradouro ao contrário da volatilidade de outras plataformas virtuais tipo Facebook. Por isso vou fazer um esforço para deixar alguns testemunhos escritos.
Página no Facebook em parceria com este Blogue.
Paralelamente ao Blogue arrancou já há alguns dias uma página no Facebook - Montalegre, concelho, onde partilharei as minhas fotografias mas também as de outras pessoas, ajudando, espero eu, a divulgar o concelho ao mesmo tempo que o vou descobrindo.
Acabei de passar alguns dias no concelho de Montalegre. Nunca tinha estado na vila e apenas tinha cruzado algumas estradas do concelho, muito poucas vezes. A única aldeia que conhecia era Fafião!
Rochedo em Fafião
Como apaixonado pela fotografia fui construindo uma imagem bastante positiva do concelho através de fotografias de outros aficionados (como o Ourigo = Carlos Gonçalves). Posso afirmar que as minhas expetativas não foram goradas. Apesar do Verão não ser a minha estação fotográfica preferida, tive oportunidade de apreciar muitas paisagens do concelho sob sol intenso, com nuvens e mesmo com chuva torrencial. Foi uma primeira abordagem que espero se venha a repetir no futuro, porque me sinto muito bem num ambiente natural como o que se vive em Montalegre. A paisagem é fantástica, as pessoas simpáticas, as aldeias acolhedoras e, para ajudar, não fica muito distante do local onde vivo atualmente (Vila Flor).
Espero vê-los por aqui mais vezes...